Começa hoje a tua jornada financeira.

O futuro financeiro que sonhas começa agora: aprende a gerir o teu dinheiro e a investir, mesmo com pouco capital!

3. Diferença entre poupar e investir: quando e porquê fazer cada um.

Poupar e investir são conceitos diferentes, mas ambos fundamentais para uma vida financeira equilibrada. Entender essa diferença ajuda-te a tomar decisões mais conscientes sobre o teu dinheiro.

Poupar significa guardar uma parte do rendimento para utilizar mais tarde. Normalmente, o dinheiro poupado é colocado num local seguro e de fácil acesso, como uma conta poupança ou um fundo de emergência. O objetivo da poupança é manter o valor do dinheiro para necessidades de curto prazo ou emergências.

Investir, por outro lado, é colocar o teu dinheiro a “trabalhar” para ti, com o objetivo de o fazer crescer ao longo do tempo. Isso implica algum risco, mas também a possibilidade de obter melhores retornos. Investimentos podem ser feitos em ações, fundos, obrigações, imóveis, entre outros.

Quando deves poupar? Sempre que ainda não tens um fundo de emergência ou estás a planear algo para o curto prazo (por exemplo, uma viagem ou uma mudança de casa).

Quando deves investir? Quando já tens um fundo de emergência constituído e estás a pensar em objetivos de médio a longo prazo, como a reforma, a compra de um imóvel ou a educação dos filhos.

Enquanto a poupança preserva, o investimento multiplica. Mas lembra-te: investir sem conhecimento é arriscado. Por isso, informa-te antes de começares. Há muitos conteúdos gratuitos e fiáveis, como este blog, que te podem guiar nesse processo.

No fundo, o ideal é fazer as duas coisas: poupar para proteger, investir para crescer.